quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

As novas Tecnologias, o Ser Humano e a Natureza


"Nossa tecnologia passou a frente de nosso entendimento, e a nossa inteligência desenvolveu-se mais do que a nossa sabedoria." - Roger Revelle

Respondendo a um fórum de um blog de um amigo em Cascais/Portugal, intitulado “as novas tecnologias estão a isolar as pessoas”, eu fiquei um tanto pensativo e depois respondi a ele da seguinte forma: a tecnologia, entendida em seus diversos aspectos, é muito importante para a humanidade, no entanto, a percepção que temos é que não é a tecnologia que está a serviço do Homem, mas o Ser Humano (em sua maioria) é que está a se sujeitar à tecnologia de uma forma acrítica, sem pensar profundamente ou eticamente nos efeitos dessa sujeição. Estamos vivenciando uma derrocada, na prática, de todos os valores metafísicos e nos deixando levar por ateísmos radicalizados em sua forma, relativismo amplificadores das mazelas humanas, fundamentalismos, e como conseqüência, temos terrorismos, violências, descasos sociais, ampliação das disparidades sócio-econômico-culturais e aumento do fosso entre nós e a Natureza e tudo isso se fundamentando, entre outros fatores, nos ditos avanços tecnológicos. Está aprofundando cada vez mais o distanciamento entre as relações humanas. A exemplo disso temos que na construção civil o que mais se constrói são as chamadas quitinetes. Cada dia mais as pessoas buscam deixar seu espaço-casa confortável, em matéria de tecnologia, para, a distância, vivenciar a realidade sem ter que sofrer com suas decorrências negativas. As pessoas estão se fechando em si mesmas numa ditadura do EU subjugado ao comando do Outro (entendendo outro aqui como qualquer fator de alienação e dominação da nossa capacidade de decisão e liberdade). Assim, podemos concordar com o pensador Karl Jaspers, pois segundo ele a humanidade está vivenciando seu auto-esquecimento perante os favores advindos da dita modernidade. Alguns autores até já falam em pós-modernidade e vêem nessa uma desestabilização da casa-mãe-terra que é fruto desse comportamento de usufruto dos resultados da tecnologia sem um controle criterioso e benéfico para a própria espécie de forma sustentável e que beneficie as próximas gerações. Necessitamos urgentemente de um retorno ao que mais nos diferencia dos seres animais os quais estão condicionados a somente viver biologicamente, Que retorno seria esse? Um retorno ao sentir-se, saber-se e manter-se humano em prol do humano, da Natureza (fauna e flora), pois isso é existir e existir conscientemente, zelando pela própria liberdade, escolha e zelando, também, pelo espaço de liberdade e escolha do outro, favorecendo uma existência mais vinculada, mais afetiva, menos segregadora, mesmo convivendo e avançando no campo da tecnologia e suas variantes. Devemos zelar pela nossa casa maior que é a Naturreza e por toda a sua biodiversidade. O que você pensa sobre isso? Use o espaço comentários e expresse sua opinião, pois será um prazer debater contigo leitor amigo.

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

MPB facilita o ensino de Filosofia

Esta página do site "Portal do Ministério da Educação - MEC" foi-lhe enviada por Jairo Garcia
( moacir66@hotmail.com ).

Você pode acessá-lo no seguinte endereço:

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=11726&Itemid=99999999

Fique atento com o PAS neste próximo final de semana

Mais de 60 mil candidatos vão fazer as provas no próximo fim de semana. Eu já havia colocado neste mesmo blog algumas digas de livro filme, temas, etc, indicando o que poderiam cobrar no subprograma (veja no arquivo do blog).

Cuidado! A divisão das provas em disciplinas acabou. Várias disciplinas distintas poderão estar num mesmo item de forma interdisciplinar, além disso, Filosofia e sociologia estão no PAS com força total e formalmente.

Os candidatos perderam a chance de escolher uma prova de artes (cênicas, visuais ou música), têm que responder às três. Ah! uma coisa a mais, foram introduzidos diferentes tipos de itens de avaliação. Aos tradicionais tipos A (certo e errado) e B (resposta numérica), foram acrescentados os de tipos C (múltipla escolha) e D (resposta construída).

DATA DAS PROVAS

6(1ª etapa) e 7 de dezembro (2ª e 3ª etapas)

Seja pontual, pois as avaliações começarão às 13h. Os portões dos locais de aplicação serão abertos às 12h.

Duração dos testes: para os candidatos de 1ª e de 2ª etapas terão 4 horas e os de 3ª terão 5h para fazerem as provas. Os candidatos deverão permanecer na sala de provas por , no mínimo, uma hora após o início das avaliações e só podem levar os cadernos de provas faltando 15 minutos para o fim dos testes.

Leve com você: carteira de identidade, o boletim informativo (que consta nº da sala de prova), caneta esferográfica preta (somente as de material transparente).
Outros documentos que servem como identidade: carteiras expedidas pelos comandos militares, passaporte, certificado de resevista, carteira de trabalho e carteira nacional de habilitação (com foto). Perdeu a Carteira de Identidade ( leve Boletim de Ocorrência Policial expedida, no máximo, há 90 dias).

Proibido: não serão admiridos aparelhos eletrônicos de espécie alguma, nem óculos escuros, relógio, boné, chapéu, cachecol, lápis e borracha.

Segurança: os candidatos poderão ser submetidos a detectores de metais na entrada das salas e à coleta de impressões digitais. Evite usar objetos que contenham metal.

Boletin de desempenho: acompanhe a partir de abril no portal do cespe: www.cespe.unb/pas

Informações e dúvidas: Núcleo de Atendimento ao Candidato - Telefone: 3448-0100 ou pelo email: sac@cespe.unb.br

fonte: Caderno Gabarito - Correio Brasiliense - 1/12/2008

Frase do dia

 

Fala-se tanto da necessidade de deixar

"um planeta melhor para os nossos filhos",

e esquece-se da urgência de deixarmos

"filhos melhores

(educados, compassivos, responsáveis)

para o nosso planeta"..."

(autor desconhecido)


 
P  Recicle. O planeta agradece.

domingo, 30 de novembro de 2008

Decreto que regulamenta a Lei no 8.078, de 11 de setembro de 1990, para fixar normas gerais sobre o Serviço de Atendimento ao Consumidor - SAC.

Caro leitor,
 
Em algum momento você já deve ter se aborrecido, para ser bem condescendente com a situação, com aquelas ligações suas feitas para um tal SAC - Serviço de Atendimento ao Consumidor também chamado de Call Canter, buscando reclamaar ou defender algum direito seu referente a algum consumo de bens e serviços. Já notou que é muito comum ficarmos aguardando  por minutos a fio ser atendido ouvindo, sem a nossa vontade, músicas indesejadas até sermos atendidos e isso claro se não cair a ligação. Na segunda-feira próxima entra em vigor  o decreto 6.523/2008 que regulamenta as regras para os Call Centers, visando reduzir o tempo de espera e a burocracia, além de aumentar a proteção ao consumidor (agente mais fraco na relação de consumo empresa-consumidor). Leia na integra o decreto e fique antenado com os seus direitos. Ah! Não deixe de cobrar, pois é lei e um direito seu
 
DECRETO:
 

Agenda Cultural do Distrito Federal

Caro Leitor não deixe de acessar nos links interessante, o link agenda cultural oficial do Distrito Federal, elaborada pela Secretaria de Estado de cultura do GDF.

fonte: SEC-GDF

Caro leitor, você já conhece o artísta plástico Marcos Lopes?

Ele, além de amigo pessoal, tem um vasto currículo nacional. É artista contemporâneo, com perfil multimídia. Já apresentou diversas exposições em âmbito Nacional, entre estas exposições, tiveram várias no CCBB, Sesc entre outras galerias importantes. Deseja conhecer um pouco mais sobre o trabalho e técnicas dele, acesse nos links interessantes o link: Marcos Lopes - Arte Contemporânea.

Notícia enviada por Jairo

Fique atento, exija seus direitos e exerça sua cidadania, ajudando a fiscalizar as ações dos nossos operadores do Direito, especialmente em época de baixo nível de qualidade em algumas instituições que ministram o curso de Direito e formam profissionais desqualificados e sem preparo técnico eficiente.


STJ DECIDE QUE CLIENTE INSATISFEITO PODE PROCESSAR SEU ADVOGADO

(27/11/2008 - 16:19)

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) concluiu que o cliente pode processar seu advogado, se ele lhe causar danos morais e materiais e tiver agido com negligência na condução do processo. A decisão, da ministra Nancy Andrighi, foi proferida numa ação movida pela cliente de um advogado de Minas Gerais.
No processo de indenização, ela alegou que o profissional teria agido com negligência numa ação reivindicatória movida contra ela, por dois motivos: ele não teria defendido adequadamente seu direito de retenção por benfeitorias, o que teria causado a perda do imóvel em disputa; e teria deixado transcorrer o prazo para apelação, sem se manifestar.
O presidente do tribunal de ética e disciplina da OAB, Paulo Saboya, concorda com a decisão, mas faz ressalvas: - O advogado deve responder se não cumprir as obrigações de seu ofício. Contudo, é preciso analisar caso a caso, pois nem sempre o profisional é obrigado a entrar com recursos - explicou Saboya.

Extra Online

http://www.procon.df.gov.br