quarta-feira, 26 de novembro de 2008

1º DE DEZEMBRO - DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A AIDS

Dia 1º de dezembro é a data símbólica de luta contra a AIDS, chamado "Dia Mundial de Luta contra a Aids". Uma grande parcela da nossa sociedade não tem muitas informações esclarecedoras do que venha a ser soropositividade, HIV, Aids, forma de contágio e prevenção, formas de apoio e como como contribuir nessa luta. Assim será um prazer tê-lo neste blog lendo e refletindo sobre esse 1º de Dezembro e seu simbolismo de luta contra um problema que assola a sociedade. Além de combater o vírus e suas decorrências temos que contribuir para combater o mal do preconceito social aos portadores de HIV (chamados soropositivos). Essa epidemia não é mais um fenômeno pontual de um grupo denominado HOMOSSEXUAL, percorra pelos endereços deixados a disposição no final desse texto e perceberás que isso é ignorância, no sentido de ignorar que o vírus está para além desse grupo social a muito tempo. O termo grupo de risco já não é usado mais e fala-se hoje em comportamento de risco. Quer saber mais? Leia, investigue, compare os dados nos links que estão neste blog da UNAIDS E DO MIN DA SAÚDE e procure de alguma forma ajudar.

O que é o Dia Mundial de Luta Contra a Aids?

Transformar o 1º de dezembro em Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi uma decisão da Assembléia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU). A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/aids. A escolha seguiu critérios próprios das Nações Unidas. No Brasil, a data passou a ser adotada, a partir de 1988, por uma portaria assinada pelo Ministro da Saúde.

Por que o laço vermelho como símbolo?

O laço vermelho é visto como símbolo de solidariedade e de comprometimento na luta contra a aids. Seu projeto foi criado em 1991 pela Visual Aids, grupo de profissionais de arte, de Nova York, que queria homenagear amigos e colegas mortos em decorrência da aids.

O Visual Aids tem como objetivos conscientizar as pessoas para a transmissão do vírus, divulgar as necessidades dos que vivem com o HIV/aids e angariar fundos para promover prestação de serviços e pesquisas.

O adereço foi escolhido pela sua associação ao sangue e à idéia de paixão e foi inspirado no laço amarelo que honrava os soldados americanos da Guerra do Golfo. O símbolo foi usado publicamente, pela primeira vez, pelo ator Jeremy Irons, na cerimônia de entrega do prêmio Tony Awards, em 1991.

O laço se tornou símbolo popular entre as celebridades nas cerimônias de entrega de prêmios e virou moda. A possibilidade de se tornar apenas um instrumento de marketing preocupou ativistas que temiam que a popularidade levasse a perda de força, do seu significado. Mas, ao contrário disso, a imagem do laço continua sendo um forte símbolo na luta contra a aids, reforçando a necessidade de ações, pesquisas e, principalmente, de solidariedade aos que convivem com o HIV/aids.


fontes: Agência de notícias (Min da Saúde) e UNAIDS (NAÇÕES UNIDAS no BRASIL)



Nenhum comentário: