sábado, 29 de novembro de 2008

Inscrições para o vestibular da UnB vão até o dia 02/12. Fique atento

Universidade de Brasília oferece 1.364 vagas em 73 graduações. Provas serão para todos
os campus da UnB, nos dias 17 e 18 de janeiro
O 1.º Vestibular de 2009 encerra no dia 2 de dezembro as inscrições. Os
estudantes interessados podem se inscrever pelo site
www.cespe.unb.br/vestibular,com taxa de inscrição é de R$ 80,00.

Acesse o portal a partir deste Blog. Vá aos Links interessantes e procure por Cespe e sucesso.

Fonte: Portal do Cespe

Como funciona o Sistema Político no Brasil?

leitores do Blog, essa matéria é interessante. Acesse:

http://www.universia.com.br/materia/materia.jsp?id=11995

______________________________
Universia Brasil
http://www.universia.com.br

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Você sabe que Karl Marx teve e tem grande influência na nossa História, mas já conhece a Teoria Dialética de Marx?

Marx - Teoria da Dialética

UOL Educação - Filosofia - 27/10/2008
http://educacao.uol.com.br/filosofia/marx-teoria-da-dialetica.jhtm

Artigo interessante sobre a relação Trabalho, Capital e Alienação baseado em Karl Marx

Marx - Alienação

UOL Educação - Filosofia - 27/10/2008
http://educacao.uol.com.br/filosofia/marx-alienacao.jhtm

Ser ou Não ser um Filósofo, eis a questão? Entenda um pouco mais sobre o curso de Filosofia - UnB

No portal da UnB está o texto abaixo bastante elucidativo sobre a importância e abrangência da Filosofia. Se deseja trilhar pelos caminhos da sabedoria e do conhecimento mais abrangente, leia o texto, quem sabe ele pode te ajudar na decisão.


O saber pensar

Já se foi o tempo em que o filósofo passava as horas olhando para o céu, “tendo idéias” – se é que algum dia foi assim. O bacharel em filosofia ou filósofo por profissão é na verdade um cientista dentro da academia, conforme define o professor Wilton Barroso Filho, diretor do Departamento de Filosofia da Universidade de Brasília (UnB) até 2004. “Muita gente entra com aquela idéia meio mística do filósofo, mas não é assim. Escrevemos artigos, damos palestras, pesquisamos temas bem específicos. Por essas e outras, acredito que a inclusão da disciplina na prova do vestibular vai significar, em médio e longo prazo, uma verdadeira revolução na área”, conta.

Em 1968, a filosofia foi retirada de todos os vestibulares do país. Em 2004, a UnB foi a segunda universidade pública a reintroduzir a disciplina no exame de admissão. Barroso Filho acredita que os reflexos de tal exigência sobre o ensino médio servirão para preparar um solo cultural muito mais fértil. Não só para a universidade, mas para o pensamento brasileiro – o país precisa disso para fortalecer sua própria filosofia.

A abertura de um novo nicho de mercado para os diplomados em Filosofia – o de professor no ensino médio – é uma nova possibilidade. A UnB realizou, ao longo de 2003 e 2004, sondagens junto às escolas públicas e particulares a respeito da possibilidade de incluir esses novos docentes nos quadros de professores. Ficou constatado que, apesar das dificuldades financeiras, a receptividade aos professores-filósofos seria excelente. A próxima etapa é consolidar parcerias com as instituições de ensino médio para acrescentar o estágio nas salas de aula como parte do currículo para a licenciatura em Filosofia. A opção de graduar-se na licenciatura – disponível na UnB – qualifica o profissional para atuar nas salas de aula de ensino médio.

Já o bacharelado em Filosofia abre as portas para a carreira acadêmica, o que foi a escolha do professor Barroso Filho. Por esse caminho, o bacharel (e posteriormente mestre, doutor) aprofunda o conhecimento em áreas específicas do vasto espectro coberto pela filosofia. A UnB oferece mestrado e planeja dispor de doutorado em breve. As principais linhas de pesquisa no departamento são em epistemologia (teoria do conhecimento), lógica, filosofia da linguagem, pós-modernidade, filosofia medieval e, ainda incipiente, estética (filosofia da arte).

Mas o profissional não precisa restringir-se às salas de aula ou ao universo acadêmico, se não quiser. Os filósofos são valorizados como assessores de políticos e empresas. Barroso Filho descreve uma experiência que considera emblemática. “Há alguns anos, assisti a uma defesa de tese de mestrado no Canadá. Conversando, pouco depois, com o mestrando, quis saber sobre os planos dele em relação à sua carreira na academia. Ele não tinha esses planos. Estava indo para Nova Iorque, trabalhar no departamento de pessoal de uma multinacional”.

Isso se deve à sólida formação cultural proporcionada pela Filosofia. Na atualidade, existem filósofos trabalhando em áreas como a inteligência artificial – com estudos no campo filosófico da lógica – e a bioética. As atividades que absorvem os filósofos são cada vez mais numerosas. Isso acontece, segundo Barroso Filho, graças ao retorno da democracia ao continente a partir dos anos 1980 – e, com ela, a liberdade para o pensar.

A democracia é foco da pesquisa de outro filósofo e professor da UnB, Cláudio Reis. Especialista em ética e filosofia política, além de ensinar, Reis é consultor legislativo no Senado Federal, onde elabora projetos de leis, estudos técnicos e pareceres. “A filosofia me deu grande flexibilidade para o trabalho que realizo no Congresso Nacional. Tanto em termos das habilidades que desenvolvi ao longo dos estudos quanto de conteúdo. No meu caso específico posso levar questões do Senado para a sala de aula e vice-versa”.

O curso de filosofia dura, em média, oito semestres. Para dupla habilitação em licenciatura e bacharelado, pouco tempo mais, a depender da quantidade de créditos que o estudante tenha ao se formar na primeira habilitação. O quadro de docentes da UnB é notável. Dos 12 professores, 11 são doutores. Três, aliás, são estrangeiros. Para Barroso Filho, essa é uma grande vantagem. É fundamental estar em contato próximo com o pensamento no resto do mundo.

Saiba mais
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Humanas (IH)
Campus: Plano Piloto
Habilitações: Bacharelado e Licenciatura Plena
Turno: Diurno
Número de semestres: 6 (mínimo) / 14 (máximo)


Fonte: Portal da UnB - Filosofia


Calendário dos vestibulares

Acesse nos links interessantes deste Blog o calendário dos vestibulares da principais universidades brasileiras.

Fonte: G1

Prouni - Inscrições abertas

Pessoal fiquem atentos para a inscrição e critérios do PROUNI. As inscrições vão até dia 12 de dezembro. Acesse o portal do MEC- Prouni neste mesmo blog logo abaixo em links interessantes.

III Seminário “O Dasein e a Fenomenologia no pensamento de Heidegger”


Local de Realização: Faculdade de Educação/UFG
Data de Realização: 06/12/2008

O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Fenomenologia (Nepefe) da Faculdade de Educação (FE) da UFG realiza, no dia 6 de dezembro, a 3ª edição do seminário “O Dasein e a Fenomenologia no pensamento de Heidegger”. O seminário será ministrado pelo professor da USP Newton Gomes Pereira, das 8 às 17 horas, com intervalo entre 12 e 14 horas, na sala 245 da Faculdade de Educação.

Informações pelo telefone 3209-6203.

Fonte: FE/UFG

Diversas vagas para estágio oferecidas no portal da UnB

Oi pessoal,

Segue ai o link sobre vagas para estágios oferecidas em diversas áreas no portal da UnB. Caso não consiga acessá-lo, copie o endereço virtual e cole-o na barra de endereço do seu windows e clic enter:

http://www.unb.br/administracao/diretorias/daia/vagas.php

fonte: portal da UnB

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Ataques em Mumbai - Entenda um pouco do que está acontecendo

Ataques em Mumbai mostram mudança em estratégia de atentados
http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u472111.shtml

fonte: Folha Online

SANTA CATARINA: TRAGÉDIA E SOLIDARIEDADE...COMO AJUDAR?

Já chegou a 97 o número de mortos em Santa Catarina de acordo com o balanço da defesa civil de Santa Catarina. O Governo Federal liberou emergencialmente um pouco mais de R$ 1 Bilhão para socorrer a região e suas vítimas da tragédia climática. Independente das críticas de políticos, críticos de plantão e técnicos de diversas áreas quanto a efetividade desse montante destinado e se é suficiente ou não, todos nós devemos nos mobilizar para ajudar esses nossos irmãos pátrios que passam por dificuldades. Como ajudar e exercer nossa cidadania solidária? Temos o exemplo aqui do DF. Vejam:

DOAÇÕES NO DISTRITO FEDERAL

O Governo do Distrito Federal mobilizou os orgãos de segurança pública para receber doações da comunidade.

PRODUTOS: de preferência roupas, sapatos, água potável, materiais de higiene e limpeza e alimentos não-perecíveis, com prazo de validade de no mínimo dois meses.

LOCAIS DE ENTREGA: delegacias, postos comunitários de segurança, batalhões da PM e unidades do Corpo de Bombeiros de todo o DF. Ou na sede da Defesa Civil, que fica em Ceilândia.

EMPRESAS: supermercados e lojas que quiserem doar caixas de papelão podem entregar o material na Defesa Civil (QNM 18, Área Especial S/N, telefone: 39015819)

Imagine se cada bairro, cada condomínio, prédio se mobilizassem no DF e contribuisse com algo? Teríamos muito a fornecer como apoio. Escolha uma morador do seu bairro, um condômino, um funcionário ou setor da sua empresa e mobilize o recolhimento desse material.

Deseja saber mais sobre o sistema de Defesa Civil em caso de desastres, inundações vá ao final desse blog e acesse o link da Secretaria Nacional da Defesa Civil.

DEFESA CIVIL ABRE CONTA CORRENTE PARA RECEBER DOAÇÕES

Banco/SICOOB SC - 756 - Agência 1005, Conta Corrente 2008-7
Caixa Econômica Federal - Agência 1877, operação 006, conta 80.000-8 Banco do Brasil – Agência 3582-3, Conta Corrente 80.000-7
Besc – Agência 068-0, Conta Corrente 80.000-0.
Bradesco S/A - 237 Agência 0348-4, Conta Corrente 160.000-1
Itaú S/A - 341, Agência 0289, Conta Corrência 69971-2
Nome da pessoa jurídica é Fundo Estadual da Defesa Civil, CNPJ - 04.426.883/0001-57.

Defesa Civil de SC alerta sobre ação de golpistas pela Internet.
A Defesa Civil não envia mensagens eletrônicas com pedidos de auxílio.

BENEFÍCIOS FISCAIS: icms (ICMS)


fontes: Correio Brasiliense - 27/11/2008 e Portal da Defesa Civil de Santa Catarina

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL E OS TEMAS CONSTITUCIONAIS AINDA NÃO REGULAMENTADOS

26/11/2008 17:00:00

Presidente do STF propõe formação de comissão no Congresso para tratar de temas constitucionais ainda não regulamentados


Veja outras notícias

CORRUPÇÃO - CADA NÃO CONTA

Você sabia que o dia 09 de dezembro é o Dia Internacional contra a Corrupção? Você vive reclamando da corrupção no país e no mundo e não sabe o que fazer, não entende como ela ocorre e nem tem muitas informações?

Acesse o portal abaixo e divirta-se. Não esqueça de participar da próxima campanha e diga não à CORRUPÇÃO.

http://www.unodc.org/brazil/pt/diamundialanticorrupcao2007.html

corrupção

 
http://www.unodc.org/images/brazil/campanha_corr2007/LogoCorrupcao2007.bmp

Brasil na ONU

O Brasil participa dos processos de tomada de decisão e do trabalho das Nações Unidas principalmente por meio de quatro representações permanentes — nas cidades de Nova York (Estados Unidos), Genebra (Suíça), Roma (Itália) e Paris (França).

A função das representações é acompanhar de perto a agenda da ONU, ter informações mais específicas sobre os trabalhos e ampliar a participação do país no sistema. As despesas são inteiramente custeadas pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil.


Em Nova York

Na sede das ONU, em Nova York, o Brasil mantém a Missão Permanente junto às Nações Unidas , que é chefiada pelo embaixador Ronaldo Motta Sardenberg. O quadro de serviço exterior — diplomatas, oficiais de chancelaria e assistentes de chancelaria brasileiros — é composto por 32 pessoas, sem contar os funcionários de outras nacionalidades.

A missão é responsável pela participação do Brasil em todos os eventos da ONU que interessem ao país, nas reuniões da Assembléia Geral e, periodicamente, do Conselho de Segurança, onde o Brasil ocupa um assento não-permanente.


Em Genebra

No segundo maior escritório da ONU, em Genebra, a Delegação Permanente do Brasil é chefiada pelo embaixador Luiz Felipe de Seixas Corrêa. O quadro de serviço exterior é composto por 31 pessoas. A equipe participa das ações da sede suíça, responsável, fundamentalmente, por trabalhos relativos à África, ao Oriente Médio e à Ásia.


Em Roma

Na Representação Permanente do Brasil junto à FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), sob a direção do Embaixador José Antônio Marcondes de Carvalho, o quadro de serviço, composto por 11 brasileiros, trabalha integrado à Agência para combater a fome e a pobreza, aumentar o nível de nutrição das pessoas, ampliar a produção e a produtividade agrícola dos países e melhorar a qualidade de vida das populações rurais, por meio do desenvolvimento sustentável.

Em Paris

Na Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), em Paris, a Delegação Permanente do Brasil é chefiada pelo embaixador Antonio Augusto Dayrell de Lima. Os setes brasileiros do quadro de serviço trabalham, assim como toda a equipe da agência, para promover a paz e os direitos humanos com base na "solidariedade intelectual e moral da humanidade”.


Missão Permanente Junto às Nações Unidas

747 Third Avenue 9th floor
New York, NY 10017-2803, USA
Tel: (+1 212) 372-2600 e 832-6868
Fax: (+1 212) 371-5716 e 758-9242
E-mail: Braun@Delbrasonu.Org
http://www.un.int/brazil

Voltar topo


Delegação Permanente em Genebra

7 1, Av. Louis-Casai, 1216
Genève - Suisse Case Postale 165
Tel: (4122) 929-0900
Fax: (4122) 788-2505/2506
E-mail: mission.brazil@itu.ch

Voltar topo



Representação Permanente do Brasil junto à FAO

Tel. : (39 06) 678 9353 e 6830 7576
Fax. : (3906) 6839 8802
E-mai l: rebrafao@brafao.it
http://www.brafao.it

Voltar topo


Delegação Permanente junto à UNESCO. em Paris

1, Rue Miolis 75732
Paris - Cedex nr 15
Tel: (+33 1) 4568-1000 (Geral)
Fax: (331) 4783-2840
E-mail: dl.brasil@unesco.org
http://www.unesco.org/delegates/brazil


fonte: http://www.onu-brasil.org.br/obrasilnaonu.php

1º DE DEZEMBRO - DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A AIDS

Dia 1º de dezembro é a data símbólica de luta contra a AIDS, chamado "Dia Mundial de Luta contra a Aids". Uma grande parcela da nossa sociedade não tem muitas informações esclarecedoras do que venha a ser soropositividade, HIV, Aids, forma de contágio e prevenção, formas de apoio e como como contribuir nessa luta. Assim será um prazer tê-lo neste blog lendo e refletindo sobre esse 1º de Dezembro e seu simbolismo de luta contra um problema que assola a sociedade. Além de combater o vírus e suas decorrências temos que contribuir para combater o mal do preconceito social aos portadores de HIV (chamados soropositivos). Essa epidemia não é mais um fenômeno pontual de um grupo denominado HOMOSSEXUAL, percorra pelos endereços deixados a disposição no final desse texto e perceberás que isso é ignorância, no sentido de ignorar que o vírus está para além desse grupo social a muito tempo. O termo grupo de risco já não é usado mais e fala-se hoje em comportamento de risco. Quer saber mais? Leia, investigue, compare os dados nos links que estão neste blog da UNAIDS E DO MIN DA SAÚDE e procure de alguma forma ajudar.

O que é o Dia Mundial de Luta Contra a Aids?

Transformar o 1º de dezembro em Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi uma decisão da Assembléia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU). A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/aids. A escolha seguiu critérios próprios das Nações Unidas. No Brasil, a data passou a ser adotada, a partir de 1988, por uma portaria assinada pelo Ministro da Saúde.

Por que o laço vermelho como símbolo?

O laço vermelho é visto como símbolo de solidariedade e de comprometimento na luta contra a aids. Seu projeto foi criado em 1991 pela Visual Aids, grupo de profissionais de arte, de Nova York, que queria homenagear amigos e colegas mortos em decorrência da aids.

O Visual Aids tem como objetivos conscientizar as pessoas para a transmissão do vírus, divulgar as necessidades dos que vivem com o HIV/aids e angariar fundos para promover prestação de serviços e pesquisas.

O adereço foi escolhido pela sua associação ao sangue e à idéia de paixão e foi inspirado no laço amarelo que honrava os soldados americanos da Guerra do Golfo. O símbolo foi usado publicamente, pela primeira vez, pelo ator Jeremy Irons, na cerimônia de entrega do prêmio Tony Awards, em 1991.

O laço se tornou símbolo popular entre as celebridades nas cerimônias de entrega de prêmios e virou moda. A possibilidade de se tornar apenas um instrumento de marketing preocupou ativistas que temiam que a popularidade levasse a perda de força, do seu significado. Mas, ao contrário disso, a imagem do laço continua sendo um forte símbolo na luta contra a aids, reforçando a necessidade de ações, pesquisas e, principalmente, de solidariedade aos que convivem com o HIV/aids.


fontes: Agência de notícias (Min da Saúde) e UNAIDS (NAÇÕES UNIDAS no BRASIL)



LEI Nº 11.829/2008 sancionada e mais rigorosa para pedofilia

Segundo a agência de notícias da Unicef Brazil, cerca de 3 mil participantes de mais de 125 países estão no Rio de Janeiro, Brasil, para trocar lições e experiências em relação ao enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes, avaliar os progressos realizados e reforçar os compromissos. Funcionários governamentais de alto nível, especialistas, representantes da sociedade civil, da imprensa, do setor privado, de organizações internacionais e adolescentes participam, de hoje até sexta-feira, 28 de novembro, do III Congresso Mundial de Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, realizado no Riocentro, na capital fluminense.

A agência Brasil - Diário do Grande ABC informou que durante a abertura do Congresso o presidente Lula sancionou, na terça-feira, a lei criada pela CPI da Pedofilia para punir pornografia infantil na internet.

No discurso o presidente classificou de "animalescos" os atos sexuais de adultos contra crianças e disse que o tema deve ser tratado sem hipocrisia.

"É preciso acabar também com a hipocrisia religiosa, que não permite que esse tema seja tratado à luz do dia. Isso serve para todas as religiões", disse o presidente. Lula também chamou a atenção para o papel da família e afirmou que a educação sexual deve ser ensinada em casa. "Os pais devem saber que a educação sexual em casa é tão importante quanto a comida".

O ministro Paulo Vannuchi, da Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEDH), que abriu a solenidade, também ressaltou a importância da participação de toda a sociedade no enfrentamento à exploração sexual de jovens e crianças. "Enquanto tolerarmos, em nossos países, essa violência contra nossas crianças, estaremos longe de concretizar o Artigo 1º da Declaração Universal dos Direitos Humanos", afirmou Vannuchi.




fontes:

http://www.unicef.org/brazil/pt/media_13790.htm
Da Agência Brasil - Diário do Grande ABC